Histórico do APL de Bonés de Apucarana
A fabricação de bonés em Apucarana, norte do Paraná, teve início em 1974, a partir da produção artesanal de bandanas e tiaras que eram comercializadas em feiras agropecuárias, exposições e nas praias do litoral paranaense.
De início, os empresários pioneiros se limitaram a copiar e produzir bonés fazendo uso da técnica de silk screen, aba de papelão e reguladores de elástico. Já no início da década de 80, começaram a surgir as primeiras empresas do segmento.
Contudo, não havia na região os elos da cadeia produtiva de bonés e confecções. A dublagem de tecidos era realizada em São Paulo, assim como a aquisição da matéria-prima e das máquinas e equipamentos.
Os empresários do setor de bonés reuniram-se em torno de um objetivo comum: melhorar a qualidade e a produtividade das empresas do segmento. Contrataram consultoria especializada nas áreas de qualidade, processo produtivo, formação do preço e controle de custos. Dividiram a produção em células e deram início ao processo de capacitação das costureiras do setor com o apoio do Senai Apucarana.
Em 2003, com o apoio do Sebrae/PR e entidades locais, o município de Apucarana passou a implantar o modelo de APL. No início de 2004 formou-se o comitê gestor do APL de bonés de Apucarana, com a participação de empresários e entidades parceiras.
Em junho de 2004, foi realizada uma Oficina de Planejamento com o propósito de elaborar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Setor de Bonés do município, no âmbito de atuação do Sebrae-PR, seguindo a metodologia dos Arranjos Produtivos Locais (APL). Como resultado da Oficina teve início um conjunto de ações que deverão nortear não apenas as atividades inovadoras, mas também as atividades relacionadas à qualidade e à sustentabilidade do Setor.
Hoje, Apucarana é um dos grandes polos na confecção de bonés e produtos associados (bandanas, bolsas, porta CD’s e camisetas), com uma produção mensal em torno de quatro milhões de peças mês, o que representa mais da metade da produção nacional do setor.
A Governança do APL
A governança do APL é composta por empresários do setor e membros representantes de organizações locais. A governança se estrutura na realização das ações por grupos temáticos – Grupo Mercado – Grupo Inovação/Tecnologia – Grupo Imagem – Grupo Capacitação e Grupo Gestor.
As reuniões da governança acontecem às quintas feiras das 7h30 às 8h30 da manhã. O Objetivo é tratar de assuntos inerentes as ações desenvolvidas pelos grupos e também como alinhamento estratégico dos trabalhos, onde são validadas todas as ações, bem como a construção de estratégias para o alcance dos resultados. As reuniões dos grupos de trabalho acontecem com cronograma próprio, buscando realizar as ações planejadas.
Buscando o reconhecimento internacional da marca “Bonés de Apucarana”, a missão do APL é Desenvolver e consolidar a cadeia de valor do setor de forma sustentável.
Também faz parte dos objetivos aumentar a competitividade e a cooperação das empresas fabricantes de bonés, focado na melhoria do processo produtivo, do produto e no aumento da participação no mercado interno e ainda a conquista do mercado externo.
|