USUÁRIO: SENHA: Cadastre-se

Apucarana-PR

Minima Maxima
6 °C
19 °C
Home Agenda APL Bonés Empresas Governança Publicações Relatórios Links Contato
     
O APL de Bonés de Apucarana
 

Histórico do APL de Bonés de Apucarana

 

 A fabricação de bonés em Apucarana, norte do Paraná, teve início em 1974, a partir da produção artesanal de bandanas e tiaras que eram comercializadas em feiras agropecuárias, exposições e nas praias do litoral paranaense.

De início, os empresários pioneiros se limitaram a copiar e produzir bonés fazendo uso da técnica de silk screen, aba de papelão e reguladores de elástico. Já no início da década de 80, começaram a surgir as primeiras empresas do segmento.

Contudo, não havia na região os elos da cadeia produtiva de bonés e confecções. A dublagem de tecidos era realizada em São Paulo, assim como a aquisição da matéria-prima e das máquinas e equipamentos.

  Os empresários do setor de bonés reuniram-se em torno de um objetivo comum: melhorar a qualidade e a produtividade das empresas do segmento. Contrataram consultoria especializada nas áreas de qualidade, processo produtivo, formação do preço e controle de custos. Dividiram a produção em células e deram início ao processo de capacitação das costureiras do setor com o apoio do Senai Apucarana.

Em 2003, com o apoio do Sebrae/PR e entidades locais, o município de Apucarana passou a implantar o modelo de APL. No início de 2004 formou-se o comitê gestor do APL de bonés de Apucarana, com a participação de empresários e entidades parceiras.

  Em junho de 2004, foi realizada uma Oficina de Planejamento com o propósito de elaborar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Setor de Bonés do município, no âmbito de atuação do Sebrae-PR, seguindo a metodologia dos Arranjos Produtivos Locais (APL). Como resultado da Oficina teve início um conjunto de ações que deverão nortear não apenas as atividades inovadoras, mas também as atividades relacionadas à qualidade e à sustentabilidade do Setor.

 Hoje, Apucarana é um dos grandes polos na confecção de bonés e produtos associados (bandanas, bolsas, porta CD’s e camisetas), com uma produção mensal em torno de quatro milhões de peças mês, o que representa mais da metade da produção nacional do setor.


A Governança do APL

 A governança do APL é composta por empresários do setor e membros representantes de organizações locais. A governança se estrutura na realização das ações por grupos temáticos – Grupo Mercado – Grupo Inovação/Tecnologia – Grupo Imagem – Grupo Capacitação e Grupo Gestor.

 As reuniões da governança acontecem às quintas feiras das 7h30 às 8h30 da manhã. O Objetivo é tratar de assuntos inerentes as ações desenvolvidas pelos grupos e também como alinhamento estratégico dos trabalhos, onde são validadas todas as ações, bem como a construção de estratégias para o alcance dos resultados. As reuniões dos grupos de trabalho acontecem com cronograma próprio, buscando realizar as ações planejadas.

 Buscando o reconhecimento internacional da marca “Bonés de Apucarana”, a missão do APL é Desenvolver e consolidar a cadeia de valor do setor de forma sustentável.

Também faz parte dos objetivos aumentar a competitividade e a cooperação das empresas fabricantes de bonés, focado na melhoria do processo produtivo, do produto e no aumento da participação no mercado interno e ainda a conquista do mercado externo.

 
Newsletter
Receba nossas notícias
 
 
Cotações
 
 
Videos
 
Prêmio Prefeito Empreendedor
 
 
 
     
Home Agenda APL Bonés Empresas Governança Publicações Relatórios Links Contato
Copyright © APL Bonés de Apucarana | R. Osvaldo Cruz Centro, 510 - Sala 1303 - 13° Andar | Apucarana - PR Cep.86.800-720 | Telefone 43.3422-0930 By - GMCRIAÇÕES